terça-feira, 18 de novembro de 2008

MEMÓRIA IMUNOLÓGICA


A ciência dá seus passos e nos ensina a tomar as velhas vacinas que nos prevenirão de grandes males. E como essas vacinas atuam? na maioria das vezes implantando os próprios vírus enfraquecidos e ao invés de nos tornar doentes, criaremos resistência aos mesmos e assim nos fortaleceremos ao longo da vida com alguns reforços mais.
Até esse ponto nenhuma novidade. Mas quando relaciono a memória imunológica aos problemas ligados a realização de um projeto de software a história é não completamente diferente.
Daí se faz necessário manter um time atualizado, vacinado, capaz de trazer o poder da mitigação das falhas por estar mesclado de experiências. Experiência, leia-se: lições aprendidas com os próprios erros do passado.
Por isso pesa ao bom planejamento uma simples e efetiva lista de riscos conhecidos. E será o conhecimento prévio de tudo que pode virar dinamite que definirá os fatores de sucessos do projeto ou se tudo vai voar alto e sem destino definido. 
A lista de riscos deve colocar em consideração cada item que torcemos sempre por não acontecer. Se acontecer, não resta alternativa senão a tomada de decisão e colocar em ação os valorosos cabelos brancos para efetiva reversão. Sem reversão, risco vira problema. Como uma gripe, se não for tratada corretamente, mata o doente.
Nesta hora, acionam-se os bombeiros. Alguns com habilidade em resolver, mas não autorizados a meter a mão na massa e outros até autorizados, mas sem a menor especialidade e que irão ficar no tratamento superficial, o que todo mundo sabe fazer e que não resolve.
Problema grave é UTI. Em software, UTI é sala de guerra. Pode funcionar, mas é sempre ruim e deixa uma série de seqüelas em todos os envolvidos. A começar pela perda de esperança de no futuro realizar um projeto com aderência ao planejamento sem a necessidade de parar tudo de novo e refazer o que passou como um vírus qualquer, entrou compulsoriamente pelas narinas e pôs todos de cama.
Que o bom software sirva de exemplo e receba o patrocínio necessário para seguir a passos lentos e efetivos, sem o crescimento exponecializado que deixará o seu sistema imunológico fragilizado sem a completude das defesas.
Bem pensado, não faz "K-Bummmmmmm".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Lição do dia 41 - Sobrevivência

Uma reflexão animal sobre o censo de oportunidade e riscos.