domingo, 2 de novembro de 2008

GANHOU, MAS PERDEU

Massa com o troféu do GP Brasil 2008

Era sabido que a missão impossível de Massa não seria fácil e por conta disso a própria vitória na corrida acabou perdendo até a graça com a conquista do título de Hamilton.
A Rede Globo até titubeou para começar o Tema da Vitória, pois não sabia se seria tocado pelo GP Brasil ou pelo campeonato de pilotos. Foi engraçado para não dizer que foi triste. Reginaldo Leme e Galvão Bueno fazendo as gafes já conhecidas, entre elas a nova de confundir voltas com trechos de volta. Isso não precisava acontecer diante de tanto tempo na TV. Já era para ter aprendido.
Dos fatos estranhos da corrida, destaco como a BMW defendeu a Mercedes na prova. Ela já se retraiu na classificação, o que deu a entender que não iria atrapalhar o título do inglês. Depois na corrida, depois de ficar como retardatário, Kubica andava na mesma balada da melhor  McLaren na pista. 
Seria algum complô anti-ferrari? Não sei. Mas nessa brincadeira, perdeu o terceiro posto no campeonato de pilotos. Kimi passou Kubica com os pontos do pódium. O finlandês da Ferrari não foi melhor que Massa e Alonso, que foi o melhor piloto no final do campeonato. Pena que seu companheiro de Renault não tenha o mesmo ritmo. Piquet Jr ficou no meio do caminho. Abortou a corrida nos acidentes da primeira volta. Coisa de iniciante.
As Toyotas estavam lá no meio da disputa do título, mas no final não fizeram muito. Deixaram apenas os brasileiros com um fio de esperança e quando as lágrimas já estavam vindo à tona de tanta emoção, Timo Glock tira o pé e Hamilton conquista o último ponto que precisava para fazer a diferença.
Massa venceu mais. Seis vezes. Hamilton não teve uma equipe gerando contra-tempos inutéis como largar uma mangueira de combustível engatada ou deixar de marcar pontos quando a vitória estava garantida a duas voltas do final da prova.
Não tenho dúvida que Massa foi mais piloto que Hamilton e que saí deste ano mais fortalecido para a disputa do campeonato do ano que vem. Ele será valorizado e a equipe tentará se redimir de tantos erros que custaram o campeonato.
O GP Brasil 2008 também será marcado com seu nome. São três poles em três anos. Venceu duas e deu uma vitória de presente para o companheiro de equipe. Veremos também de forma única uma prova abrindo e fechando com chuva e com céu aberto no meio - coisas de São Paulo. 
Agora tudo acabou. Para os pilotos, 98 a 97 e Hamilton leva o título. Por equipes, a McLaren não leva por falta de adestramento de Kovalainen. Ele é fraquinho demais e tem tudo para ser despejado ou ficar de sombra como nosso querido Rubinho que sempre foi pago para ficar para trás.
No legado de 2008, ficamos com Massa. Esse é o mundo real dos brasileiros. Um piloto cheio de garra, inteligente e que quase leva a Ferrari de Stefano Domenicali ao feito tantas vezes repetido por Ross Braw e Jean Tod.
Massa fechou o dia com a declaração de que sabe ganhar e perder e que tudo isso faz parte do momento. Resta a nossa esperança de ver essa mesma tranquilidade no ano que vem, contando uma história diferente, seguido de uma grande festa.
Aproveito para parabenizar Hamilton que foi um grande adversário e soube aproveitar as lições do passado para sair com o título de campeão mundial este ano.

A foto dessa é parte integrante do álbum de fotos do UOL, assinada pela AFP/Vanderlei Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Lição do dia 41 - Sobrevivência

Uma reflexão animal sobre o censo de oportunidade e riscos.