segunda-feira, 24 de agosto de 2009

NINGUÉM SERÁ LEMBRADO POR CONCORDAR COM TUDO



As pessoas mais significativas para a história se tornaram conhecidas quando efetivaram suas idéias, quase sempre discordando de alguma coisa.

Eu começaria qualquer texto desta forma sem me importar se o leitor irá concordar ou discordar de minha defesa. Ambas possuiriam seus valores.

O que fica nesta situação, retórica ou não, é a abertura do pensamento para expansão do conhecimento. Conhecimento do saber, do palatável, do deglutível, do compreensível. As imensas formas que nos fazem perceber melhor o que ignorávamos há pouco.

Quando o mundo teme o desconhecido, existirão poucas alternativas para superar essa aflição. A primeira é permanecer no estado de medo. Outra, que considero melhor, é a busca desafiadora do saber. Ir à conquista do conhecimento.

Há pessoas que escolhem a reclusão e se fecham para as demais opções que o mundo cruel mistifica em suas lendas fantásticas. É a opção bloqueio. O novo ambiente tende à estabilidade e salvo por um ataque de nervos não se libertará desta inércia intelectual e moral.

Quero me esmerilhar. Vou para o conflito. A pedra não chegará ao brilho sem um processo tortuoso de desgaste como o do diamante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Lição do dia 41 - Sobrevivência

Uma reflexão animal sobre o censo de oportunidade e riscos.