sexta-feira, 9 de julho de 2010

TABULEIRO DE ESTRATÉGIAS



Podemos usar o mesmo tabuleiro para jogar Xadrez ou Damas. Sempre em 64 quadrados, intercalados em tons de cores.

Xadrez é mais nobre, tem uma série de recursos que somente a custa de longo esforço (estudo) será possível executar belas jogadas e grandes jogos. A melhor forma de jogo está diretamente ligado ao fruto de uma estratégia capaz de suportar todas as tentativas de ante-jogo adversário.

Damas é diferente. Damas é mais simples, dá aparentemente a capacidade de um jogador mais fraco de sair vencedor em uma partida se ele conseguir pensar rápido o suficiente a induzir o adversário a jogar tão rápido quanto ele, mas sem perceber as armadilhas de sua jogada perspicaz.

No mundo corporativo vemos muitos planos como grandes jogos de xadrez, rotulados com o poder das estratégias, porém sem a essência do jogo. Desconhecem a capacidade de destruição da estratégia por parte do adversário e emprega peões, cavalos, torres, bispos que sequer compreendem as propostas reais.

Reis e Rainhas tendem ao fracasso se não investirem na qualificação de seus colaboradores.

Somente um jogo bem pensado, com muita gente boa, devidamente capacitada, é capaz de manter uma estrutura produtiva e competitiva no cenário atual. Não há mais espaço para tartarugas em cima de árvores. Elas precisam estar em suas funções e devidamente preparadas para o trabalho.

As estratégias de curto prazo são mais bem orientada se estiverem ligadas a missão das empresas e as de longo prazo alinhadas com a visão de o que essa empresa/instituição/corporação quer ser em um futuro próximo.

Pensando neste raciocínio, quando todo o time internalizar o objetivo da corporação, será muito mais fácil planejar os objetivos dos projetos e das demais realizações, assim por estabelecer metas por pacotes de trabalho e/ou atividades que sejam evidenciáveis. Ou seja, os entregáveis.



Em uma estrutura analítica de projeto (acima) seria possível dimensionar o nível mais alto como o objetivo do projeto e daí por diante ir fazendo as divisões que ainda mantém significado aos clientes. Daí por diante é eleger as prioridades e estabelecer prazos. Eis um planejamento.

Com o tempo o conhecimento adquirido será ampliado de acordo com a capacidade de manutenção da maturidade e tudo tende a se tornar mais simples e vai ficando cada vez mais parecido como um jogo de damas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!

Lição do dia 41 - Sobrevivência

Uma reflexão animal sobre o censo de oportunidade e riscos.